O colectivo Wanderer Songs ao vivo em Lisboa e no Porto
“Wanderer Songs (Cantares do Andarilho)”: Uma invocação de José Afonso no século XXI
22 janeiro – Porto, Casa da Música; e 23 janeiro – Lisboa, Tivoli BBVA
O novo projeto “Wanderer Songs (Cantares do Andarilho)” irá apresentar-se ao vivo, a 22 de janeiro, na prestigiada Casa da Música, no Porto e, seguidamente, a 23 de janeiro, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa.
Nascido de um convite a diversos artistas contemporâneos, “Cantares do Andarilho” ou “Wanderer Songs”, como é conhecido internacionalmente, é um projeto de re-interpretação artística do repertório musical de José Afonso, inspirado no histórico concerto que o músico realizou no Coliseu de Lisboa, em Janeiro de 1983.
Estas re-interpretações das emblemáticas canções de José Afonso foram cozinhadas durante abril de 2024, através de uma residência artística no Teatro Faialense, na ilha do Faial (Açores). Com direcção musical de Tiago Correia-Paulo, compositor e produtor moçambicano com uma vasta carreira internacional, o projecto teve ainda a participação dos músicos P.S. Lucas, Lavoisier (Patrícia Relvas e Roberto Afonso), Selma Uamusse, Nacho Vegas, Augusto Macedo (Selma Uamusse, Medeiros Lucas) e Diogo Sousa (A Garota Não, Moulinex). A componente videográfica e a cenografia ficaram a cabo do artista luso-angolano Nástio Mosquito, ladeado pelo espanhol Vic Pereiró, trazendo uma nova dimensão visual ao imaginário de José Afonso que é transposto por este colectivo.
Partindo do alinhamento do Coliseu em 1983, e tendo por base a tradição e a inovação musical que já faziam parte da abordagem de José Afonso à sua música, “Cantares do Andarilho” aporta ainda a modernidade e a elegância, por intermédio de um novo espectáculo audiovisual inovador, numa invocação artística de José Afonso no século XXI.
“Venham Mais Cinco”, é o single de apresentação do projeto “Wanderer Songs”: https://ffm.to/venhammaiscinco
“Venham Mais Cinco” foi gravado no Canoa Studios, por Nelson Canoa, misturado por Shuta Shinoda (Hot Chip, Spiritualized, GhostPoet) e masterizado por John Webber nos Air Studios em Londres.
22 de Janeiro, na Casa da Música e 23 de Janeiro, no Tivoli BBVA, irão ser, com toda a certeza, dois concertos imperdíveis, onde o público do Porto e de Lisboa terá ocasião de re-visitar o repertório de José Afonso, à luz de uma abordagem refrescante, levada a cabo por alguns dos mais talentosos nomes da nova música popular de expressão portuguesa:
Tiago Correia-Paulo
PS Lucas
Lavoisier
Selma Uamusse
Augusto Macedo
Diogo Sousa
Video Art: Vic Pereiró
Media Partners: Antena 1 e RTP.
Links para bilhetes:
Visitar o site da Casa da Música para adquirir bilhetes para a actuação no Porto: www.casadamusica.com