Regresso a Coimbra: “Fados de Coimbra e Outras Canções” de José Afonso apresentado a 10 de novembro, 15h00, no Café Santa Cruz!

“Fados de Coimbra e Outras Canções” de José Afonso
apresentado a 10 de novembro, 15h00, no Café Santa Cruz, Coimbra


Com “Fados de Coimbra e Outras Canções” completa-se o primeiro ciclo de edições da obra de musical estúdio de José Afonso pela Mais 5, dois anos volvidos após o primeiro álbum deste ciclo. De “Cantares do Andarilho” (1968) até “Fados de Coimbra e Outras Canções” (1981) foram 11 os álbuns editados em formatos LP, CD e, pela primeira vez, digital.


“Fados de Coimbra e Outras Canções” será agora apresentado a dia 10 de Novembro, precisamente em Coimbra, no histórico Café Santa Cruz. Para dar voz a esta apresentação e conversar com Nuno Galopim (Antena 1) sobre este disco e a importância de José Afonso no Fado de Coimbra estarão Janita Salomé, um dos músicos que participaram na sua gravação, Rui Vieira Nery, musicólogo e professor universitário, e Manuel Portugal, jornalista, guitarrista e filho de António Portugal, nome maior e incontornável do Fado de Coimbra.


“Fados de Coimbra e Outras Canções” foi gravado em 1981. José Afonso dedicou-o ao pai e a Edmundo de Bettencourt, “o maior cantor de fados de todos os tempos” e “um grande poeta”, como o próprio o caracterizou em entrevista. Com este sinal, o cantautor afastava qualquer intenção revivalista da concepção canónica do Fado de Coimbra e de tradições folclóricas estudantis que então renasciam em ambientes conservadores na Academia, reforçando a importância de inovar na tradição, processo iniciado por Bettencourt na forma de cantar e na introdução de cantigas populares no Fado.


No próximo dia 10 de novembro, a partir das 15h00 no Café Santa Cruz em Coimbra, teremos assim um evento único para na celebrar a edição remasterizada “Fados de Coimbra e Outras Canções”, o fado de Coimbra, e a obra de José Afonso, expoente maior da música popular portuguesa e a da sua contínua renovação.